A utilização da via por veículos e pedestres é chamada de trânsito. Leis de trânsito foram criadas para regulamentarem o tráfego, ordenando o fluxo das ruas e avenidas facilitando assim a locomoção de todos. No trânsito, encontramos veículos motorizados e não motorizados (bicicletas, carroças e pedestres).

Para que todos possam transitar com tranquilidade e segurança, no Brasil, foi criada uma Lei Federal que regulamenta o trânsito de veículos e pedestres: o Código de Trânsito, Lei nº. 9,053 de 23 de setembro de 1997. Nela podemos encontrar normas de circulação e conduta para que todos possam ir e vir com segurança e sem conflitos.

Mesmo com o Código de Trânsito, muitos motoristas e pedestres não seguem as leis e isso pode causar graves acidentes de trânsito, levando pessoas à morte. Os dados estatísticos mostram índices preocupantes. Para que as pessoas se conscientizem desse perigo, o Brasil sempre elabora campanhas para Educação no Trânsito.

Muitas campanhas ganharam destaque como o respeito à faixa de pedestres, o uso do cinto de segurança e a não ingestão de bebidas alcoólicas se forem dirigir. Você pode conferir os vídeos criados  pelo Ministério das Cidades e Denatran para essas campanhas na página de Conteúdos Multimídia.

A campanha mais recente é a utilização da cadeirinha para crianças nos carros. Este item de segurança muitas vezes é deixado de lado pelos pais e/ou motoristas. Agora haverá fiscalização e quem não estiver obedecendo à regra será multado. Confira abaixo o vídeo de promoção da campanha:

Sou Legal no Trânsito – Cadeirinha

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=k0Tt-W6lG_k&feature=related

Curiosidades

Em 2008, o Conselho Nacional de Trânsito, CONTRAN, escolheu como tema da Semana Nacional de Trânsito: “A Criança no Trânsito”.

Em 2009, o tema foi “Educação no Trânsito”.

Farolzinho & Semáfaro

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=WjZIOV94-RM&NR=1

Em 2010, Semana Nacional do Trânsito de 18 a 25 de setembro: “Cinto de segurança e cadeirinha”, com o slogan: “segurança no banco de trás evita acidentes fatais”.

As escolas têm trabalhado este tema e alguns projetos podem ser vistos em  Produções escolares. No Portal do Professor, há também boas Sugestões de Aulas que podem ser aplicadas na escolas ou também servirem para gerar novas ideias.

Promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes tem sido a proposta de alguns projetos. Conheça o Criança Segura no Trânsito

Referências

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tr%C3%A2nsito
Portal do Trânsito – http://www.portaldotransito.com.br/#

2 pensamentos sobre “

  1. femayumi disse:

    muito interessante a iniciativa…

  2. Mark disse:

    Eu trabalho com autoescola e adimiro essas iniciativas, Parabéns.

Deixe um comentário